sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia Mundial da Água: comemoração sem parabéns

O Brasil tem bons motivos para comemorar, neste 22 de Março, o Dia Mundial da Água. Mas alguns números mostram que precisamos estar alertas. O país é dono de 12% da água doce disponível no mundo e ainda abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas. Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes, com exceção do Semi-Árido nordestino, onde os rios são pobres e temporários.
Foto: Internet
Mas o país enfrenta um grande problema de caráter cultural: o desperdício. Segundo dados do Instituto Sócio-Ambiental (ISA), o desperdício chega a 45% de toda a água ofertada pelos sistemas públicos. Nas cidades, esse percentual sobe para até 70%. Outro aspecto que coloca em risco o abastecimento é o desequilíbrio causado entre consumo e disponibilidade de fontes por região. Por exemplo: enquanto a Amazônia possui 78% da água superficial, no Sudeste, região que concentra a maior população do País, esse número cai para preocupantes 6%. São Paulo, hoje, está passando por uma situação crítica, noticiada quase diariamente pela imprensa. 

Foto: Internet
Na zona rural, os recursos hídricos também são explorados de forma irregular, com o agravante da destruição de parte da vegetação protetora da bacia - mata ciliar. Sem falar na contaminação por meio de agrotóxico, cuja utilização indiscriminada coloca o país na indesejável condição de campeão mundial do consumo do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário