sexta-feira, 13 de junho de 2014

Brasília precisa entrar nos trilhos...

Foto: Internet
Embora chegue com atraso, pois os usuários sofrem os desconfortos do capenga sistema de transportes públicos desde a inauguração da capital, a entrega do Expresso DF Sul, trecho Santa Maria – Plano Plano pelo governador Agnelo Queiroz, e o anúncio da expansão da linha do metrô para a Asa Norte representam o início de uma mudança radical e muito benvinda na concepção do sistema, até há pouco tempo monopolizado por meia dúzia de empresários.
Logo que assumi a Secretaria de Assuntos Estratégico (Seae), criei o projeto Brasília + 50, para subsidiar o governo com propostas inovadoras e de longo prazo. Um dos objetivos era projetar a Brasília que queremos para nossos filhos e netos daqui a meio século. Pois, na vida de uma cidade, o calendário é outro. Cinquenta anos passam voando...
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Uma das prioridades elencadas pela Seae foi justamente o item mobilidade, sinônimo de civilidade, modernidade e um dos direitos básicos de cidadania. Quando inaugurada, Brasília foi considerada a cidade mais moderna do mundo. Infelizmente, os governantes que sucederam JK pararam no tempo e não acompanharam a evolução dos sistemas de transportes públicos praticados no restante do Planeta. Por vários motivos e interesses escusos, a população é que acabou pagando o pato. Brasília precisa se livrar da pecha de “cidade do automóvel”, onde o pedestre não tem vez, e entrar literalmente nos trilhos o quanto antes.

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