quinta-feira, 5 de junho de 2014

A bola vai rolar, e o WhatsApp também

Foto: Internet
Daqui a poucos dias a bola começa a rolar nas arenas da Copa do Mundo. A expectativa é que as manifestações populares, contrárias ao evento, tornem-se mais frequentes. Sócrates já dizia que o indivíduo que apenas habita uma cidade não é cidadão no sentido pleno. Para ele, cidadão é aquele que participa da vida cívica, atua, movimenta-se, influencia.
Portanto, manifestar-se contra ou a favor de alguma coisa constitui ato cidadão. Mas cabe aqui fazer uma importante ressalva: o sábio filósofo nunca ensinou que cidadania fosse sinônimo de pilhagens, depredações e até de assassinatos, como o do cinegrafista da Rede Bandeirantes Santiago Andrade. Vandalismo depõe contra o propósito daqueles que apenas reivindicam seriedade na aplicação de recursos públicos num país carente de serviços de saúde, boa qualidade de ensino, transportes públicos e outros atendimentos.
Foto: Internet
Na era do WhatsApp, o poder das redes sociais, que já era enorme, cresce ainda mais. Por isso mesmo, seu uso exige mais responsabilidade, para não se tornar uma arma nociva nas mãos de manipuladores, que podem transformar uma multidão pacífica numa turba inconsequente. Basta lembrarmos o recente e insano episódio ocorrido em Guarujá, São Paulo, que vitimou uma cidadã inocente, linchada por populares até a morte, conduzidos por uma mensagem de má fé postada numa página da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário