sábado, 14 de junho de 2014

Comunidade do Gama: gol de cidadania

Ao participar da audiência pública convocada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos do DF, realizada na manhã deste sábado, 14, no Setor Oeste do Gama, percebi claramente um sentimento de abandono nas queixas dos moradores. “Queremos ser ouvidos, queremos que nossos pedidos sejam atendidos”, bradou Maria Estela Abadia de Sousa (foto), reproduzindo a queixa das centenas de participantes do evento.
     
O padre Alex Novais de Brito, da igreja Nossa Senhora da Aparecida, sensibilizado com a situação, articulou-se com os fiéis e fez levar as reivindicações da comunidade à secretária de Assuntos Estratégicos do DF, Joacinara Jansen.
A maior preocupação dos moradores é com a falta de segurança. Pelo fato de estar servindo de ponto de refúgio de usuários e traficantes de drogas, pedem que o terreno defronte à igreja seja regularizado para a realização das suas atividades tradicionais, como Festa Junina, comemoração do Dia das Mães, Dia dos Pais, festividades do período da Páscoa, Natal, entre outros eventos religiosos. O local também servirá de ponto de apoio para os paroquianos prosseguirem com as diversas atividades de cunho social que são empreendidas ao longo do ano.
Segundo relata a vizinhança,  a promiscuidade tomou conta de um lugar que, anos atrás, era o palco preferido para as brincadeiras da criançada. Muitas daquelas crianças são os pais que hoje pedem a recuperação do espaço para um uso familiar. A comunidade, pela sua mobilização, recorrendo aos meios legítimos de reivindicação, marcou um belo gol de cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário